30 de janeiro de 2011

Pesadelo (ou algo fora do normal).

Hoje eu ia postar os selos que recebi, mas algo aconteceu e me intrigou bastante e resolvi falar sobre isso.
Deitei para dormir e era 1h da manhã. Como eu havia dormido por duas horas na parte da noite, fiquei com um pouco de insônia. Daí acordei o namorado e me deitei do lado dele. Ele voltou a dormir e se virou e eu, não sei por que, fiquei com o corpo todo esticado e dormi de barriga para cima (o que raramente acontece, pois só durmo de bruço). Em meio a esse episódio, comecei a sonhar. Sonhei que estava num banheiro da minha casa e a porta estava aberta. Algumas pessoas conversavam do lado e fora e eu ouvia tudo. Comecei então a ficar parada, não mexia nada. Eu tentava pegar o sabonete, mas meus braços não saiam do lugar, estavam para baixo, exatamente como eles estavam na realidade. Tentei então me abaixar e pegar o sabonete com a boca, mas eu comecei a escorregar encostada na parede do banheiro. Então, não sei se foi de repente (ou aconteceu outras coisas e eu não lembro), mas logo depois de eu estar escorregando, eu me vi deitada, onde eu estava exatamente. Novamente, eu não conseguia me mexer. Eu sabia que era sonho e lutava para acordar. Só sei que teve uma hora que algo, como uma força, começou a me levantar e me vi em pé, meio inclinada para trás, diante da cama. Neste exato momento, alguém abriu a porta e ficou sem entender o que era aquilo. Meus olhos (eu via) estavam entreabertos e eu queria falar para essa pessoa me acordar e não conseguia. Fiquei lutando contra mim mesma para acordar. Eu estava perdendo a respiração...
Finalmente acordei e me senti sufocada. Respirei fundo várias vezes e acordei novamente o namorado, pois eu estava em pânico. Estou acordada até agora (4h da manhã), pois fiquei com medo de dormir e sonhar isso mais uma vez. É meio assustador quando você acorda. Fica uma sensação de pânico e a insônia é forçada. Me considero sortuda por um lado, pois das vezes que isso aconteceu, eu não estava dormindo sozinha, tinha alguém para compartilhar comigo.
Afirmo que não é a primeira vez que isso me acontece. Já aconteceram outras, de formas bizarras também, só que hoje quis saber o que era isso e fui pesquisar. Li algumas coisas e acabei achando o que eu queria. O fenômeno chama-se Paralisia do sono (o artigo é interessante. Se quiserem saber como acontece, vale a pena ler). É mais fácil ler o artigo, pois achei complexo para eu poder explicar, mas é exatamente isso. Tem algo a ver com o estado REM do sono, mas já li e até agora não entendi direito. Depois disso, estou até pensando em pagar uma cadeira de psicologia que seja relacionada a isso, pois sempre quis descobri os mistérios que nos cercam durante o sono. Mas sei que descobri realmente é meio difícil, mas pelo menos queria saber um pouco mais, me aprofundar nesse assunto.


Se já aconteceu com vocês, compartilhem comigo.

22 comentários:

  1. Uma vez só, comigo aconteceu diferente, eu tive um sonho muito legal, só que de repente ele ficou sombrio, e eu queria acordar e não conseguia, ae comecei a gritar, berrar e espernear no sonho para tentar me acordar na realidade, só q eu nem me movia na cama. Ae quando comecei a abrir os olhos, estava meio acordada e meio dormindo, não conseguia me mecher e tinham uns vultos no quarto. Só que logo depois eu acordei e passou. Fiquei com medo, mas consegui dormir de novo.
    Não sei se é a mesma coisa

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Laura, que tenso isso aí, menina! Sinceramente, sorte mesmo de ter seu namorado junto, uma presença quando coisas estranhas acontecem é sempre melhor.
    Enfim, eu acho que isso nunca me aconteceu. Talvez algo parecido, quando eu sonhei que estava andando em um lugar muuuito frio, tipo o Polo Sul, aí do nada o gelo embaixo dos meus pés quebraram e eu afundava na água gelada, na escuridão. Foi apavorante, eu me via sufocada, lutava pra acordar também, mas era tão sufocante que eu tinha muito medo de acordar e estar mesmo debaixo da água. Alucinante. Mas aí minha mãe ouviu minha respiração pesada e me acordou, rs. E voltei a dormir.

    Beijos, Laura, se cuida, ok? <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa, isso nunca aconteceu comigo :S Sabe, eu sei que a gente sonha todas as noites, mas digamos que eu raramente me lembro do que sonhei... E mesmo assim, eu nunca penso tipo "ok, eu estou sonhando". Mas minha amiga contou uma vez que, quando ela estava dormindo, o pai dela acordou no meio da noite, e viu o reflexo dela no espelho, mas quando ele foi no quarto dela, ela tava dormindo. Nao sei se tem a ver com o que voce passou, mas... enfim. Eu tenho muito medinho dessas coisas :x Sou medrosa demais, sério mesmo, pra tudo o.o HAHAHA
    Beijos, espero que isso nao aconteça de novo com voce (:

    ResponderExcluir
  4. Ain, desde pequena eu sempre tive uns sonhos meios estranhos de terror. Em uns eu não conseguia falar, em outros não conseguia correr. Essas coisas. E eu sempre sabia que era um sonho, mas nunca conseguia acordar quando eu queria. Eu ficava tipo: "No três eu abro os olhos. Um, dois, três. Droga, ainda estou sonhando ¬¬ " Mas tinha umas vezes, quando eu era beeeem menor, que eu tinha seguido essa tal paralizia. Cára, era horrível, porque tipo, eu deitava com as costas pra cima, e a minha cara ficava no travesseiro. E eu me sufocava, mas não conseguia me mexer. Era horrível. Eu ficava pensando: Eu preciso me mexer se não eu morro sufocada.
    Até que se eu conseguisse mexer um dedinho eu conseguia sair do sonho e aí ficava arfando de falta de ar. É horrível.
    Tenho muito também aquela sensação de estar caindo. Tem vezes que eu nem peguei no sono legal ainda, nem comecei a sonhar nada, tô ainda viajando e de repente sinto que to caindo e dou um pulo na cama. É horrível também.

    ResponderExcluir
  5. nossa D:
    isso já aconteceu comigo várias vezes, mas como minha memória não é muito boa, eu não lembro de detalhes, só sei que é ruim demais e eu sempre choro '-'

    espero que isso não aconteça mais com você ;)

    beijas, La :*

    ResponderExcluir
  6. Nossa mt interessante ;O
    estou te seguindo.. me segue tambem?
    http://bloggerfaby.blogspot.com/
    Obg *-*

    ResponderExcluir
  7. Bom, quando eu era menor eu sempre tive pesadelos assim. Era horrivel, porque eu nao conseguia me mexer no sonho, e as vezes eu estava sozinha e era muito ruim, porque o que me assombrava no sonho chegava muito perto de mim. Uma vez isso aconteceu comigo de verdade. Eu estava brincando e minha mae e minha irma estavam la fora...ai enquanto eu ia pro caminho do meu quarto guardar minhas bonecas eu escultei alguem me chamando, nao dei muita atençao, mas depois quando eu olhei pra tras a tal voz me chamou com mais força e eu fiquei com muito medo e tentei correr, mas parecia que tinha alguma coisa me puxando pra tras com muita força e eu tentei gritar minha mae, mas minha voz nao saia. Com muita força eu começei a gritar e ela apareceu pra me pegar. Ate hoje a gente nao sabe o que aconteceu na verdade, nem eu mesma sei. Foi uma coisa assustadora. =s

    Beeijos

    ResponderExcluir
  8. Não amoreee! É inventado. Tudo fictício na história!

    Bjinhos amoree

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, isso nunca aconteceu comigo não. Mas já tive algumas experiências estranhas com meu sono.
    É bacana estudar sobre isso mesmo, é bom a gente conhecer mais sobre nós mesmos.

    ResponderExcluir
  10. já aconteceu inúmeras vezes comigo. é horrível, tentar acordar, tentar falar, tentar abrir os olhos, até me beslicar ou me bater eu já tentei... é desesperador. Ouvi tudo ao meu redor mas não consegui pedi que me acordem. aff, odeio quando acontece.

    ResponderExcluir
  11. Nunca aconteceu comigo, mas eu costumo falar muito durante o sono..
    coisa estranha ein, experimenta conversar com Deus antes de dormir..

    bjs !

    ResponderExcluir
  12. Nossa senhora, vai não vai eu tenho sonhos esquisitos, mas esse dai superou todos os que eu tive. Deve ser agoniante, sua sorte estar com seu namorado ! :* Adorei o blog *-*

    ResponderExcluir
  13. Já aconteceu de eu saber que to sonhando mas não conseguir acordar D:
    é tão tenso!

    Vou ler o artigo *-*

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus! Que situação, hein?
    Olha, eu já passei por experiências parecidas, tais como estar num 'sonho' desesperador e saber que estar sonhando.
    Porém, muitas vezes eu pensava: é só um sonho mesmo, quero ver até onde isso vai. Como um masoquismo da minha parte, né? rs
    Bacana saber disso, vou ler o artigo.
    Bem, espero que tenha sonhos melhores nas próximas vezes!

    Um beijo, flor!

    ResponderExcluir
  15. hahahaha, agora sei por que vc sumiu, é que sou uma anta, adorei seu blog e não o segui, agora sim estou incentivando direito...rsssssssss abraço menina.

    ResponderExcluir
  16. Sim, terceiro ano :S fooogo! rs

    ah eu pesquisei sobre isso aí, acho que já tive '-'

    ResponderExcluir
  17. Oh, mulher, eu já tive muitos sonhos esquisitos que por segundos pensei ser pesadelos... mas nada tão próximo duma paralisia de sono, acho que nunca tive um sono R.E.M. Mas, enfim, espero que estejas bem, amor.

    Aiiiin, obrigada pela força. És sempre um doce (:

    Beijos **

    ResponderExcluir
  18. Tá repreendido em nome de Jesus amiga!
    Nossinhora, fiquei bege. Muito sinistro isso. Porque será que acontece né?
    Vou ler este artigo. Espero que não te aconteça mais, nem a mim, do jeito que sou medrosa, voaria pela janela.
    te amo, beijo

    ResponderExcluir
  19. Que coisa menina! o.O
    Não lembro agora de nenhum sonho assim, mas é horrível quando a gente sabe que tá sonhando e não consegue acordar! :S
    Espero que não aconteça mais!

    ResponderExcluir
  20. Apesar de saber que deve ter sido muito desesperador pra você, adorei a maneira que você narrou/expôs tudo.
    Eu também vivo tendo essas paralizias e também me interesso muito pelo assunto.


    Beijos e me liga na próxima insônia rs

    ResponderExcluir

Me incentive um pouco mais.