18 de janeiro de 2010

Toc

Fiz nesses dias, exatamente sábado, um teste, na verdade "Sistema de Avaliação Mental" (se quiser dá uma checada: http://lorenzi.eti.br/instrumentos). É um grande teste, que não se pode fazer em um dia. Tem várias fases e eu só fiz a primeira, que é a "Fase Psicológica". A Fase Psicológica fala sobre seu temperamento emocional, que envolve medo, vontade, controle e raiva e o temperamento afetivo, que no meu caso, envolve temperamento obsessivo. Enfim, estou aqui para falar sobre meu controle. Vai aí um texto do que ele fala sobre o meu controle:

"De qualquer maneira, o controle alto favorece a boa execução de tarefas, mas muitas vezes pode ser visto pelos outros como “chato” ou perfeccionista. Do ponto de vista de transtornos psiquiátricos, o controle alto pode se associar a sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e de anorexia nervosa."

Pois é, eu sou vista por muitos por chata, perfeccionista, organizada, 'cabulosa', 'tia Vilene', essas coisas. E foi isso também que o teste passou para mim. Tenho culpa se sou organizada demais? É, ele fala que eu tenho um controle alto, exatamente 21.0. Eu ainda achei pouco, já que vai de 0 a 30. Tenho muito essa obsessão por querer tudo limpo e arrumado, do jeito que eu deixei. Não, eu não suporto quando alguém chega, no lugar que eu passei uma hora do meu precioso dia, e tira as coisas do lugar, desarruma praticamente TUDO. E o que eu mais tenho raiva é que essas pessoas não colocam as coisas no lugar, não deixam como estava e sai assim, sem mais nem menos. E eu, com toda a paciência, peço para ajeitar, mas não fazem. Eu poderia fazer, claro, porque eu realmente gosto de arrumar mas fico com muita raiva porque essa pessoa chegou para desarrumar o que EU arrumei. EU! E então, tento de tudo, falo MIL vezes, mas a pessoa não me atende, ou simplesmente faz isso de propósito (sei que não faz, mas é isso que eu penso). E então, eu fico com mais raiva ainda e simplesmente surto. SURTO! Sério, como a pessoa, que não tá fazendo nada ou está, mas como não pode tirar UM MINUTO do seu tempo pra fazer o que eu estou pedindo? COMO?

Eu, particularmente, adoro arrumar meu quarto, pois é nele que eu durmo e gosto de dormir num lugar aconchegante, arrumado, livre de poeiras e de desorganização. Geralmente, quando começo a arrumá-lo, a primeira coisa que eu faço é arrumar minha cama, óbvio. Mas aí eu olho e penso "Se eu arrumasse as outras camas e o resto todo do quarto, não ficaria bonito?" Aí vou eu, The Great Organizer, e faço uma geral arrumação. E faço mesmo. O quarto fica outra coisa. Quem seria dele sem mim? Mas então, não dura mais que um dia. Eu sei que as coisas não podem viver eternamente organizadas, sempre vai ter algo fora do lugar, mas não pode isso durar mais que um dia?

Tem gente que ainda assim diz que eu sou preguiçosa. PREGUIÇOSA!? Uma ova! Eu durmo pouco, acordo, nem sequer vou ao banheiro, não como, não faço nada, apenas começo arrumar o quarto, passo uma hora pra deixar do jeito que eu quero, que eu gosto e ainda me chamam de PREGUIÇOSA? Esse mundo é mesmo injusto. FATO! E, por eu parecer "preguiçosa", pegam no meu pé e me mandam pra cozinha. Cozinha, o melhor e pior lugar da casa. Acho que já deu pra entender. Mas, por que me mandam pra cozinha? Por que!?!? Eu poderia ficar no quarto, na sala, na área de serviço, fazendo o que sei e gosto de fazer, mas simplesmente, ninguém liga pra o que eu gosto de fazer, mas pra o que eu não gosto de fazer. É por isso que eu vou pra cozinha! Por que tem que ser assim?

Enfim, hoje descobri que eu tenho o TOC. Nunca soube muito sobre isso e nem sequer me 'toquei' que eu tinha isso. Mas, prejudica? Não, não exatamente, pois como disse o teste, "O controle alto gera vantagens principalmente se houver muitos deveres a serem cumpridos ou tarefas mais desgastantes" e gosto mesmo disso, gosto mesmo. Porém, pensando bem, prejudica um pouco, pelo lado de arrumar e querer que fique daquele jeito eternamente. Mas, vai ser sempre assim, "Coloca isso no lugar", "Você encontrou isso aqui?", "Arruma aquilo ali, por favor" ou "EU NÃO VOU FAZER MAIS NADA. NADA!" Mas acabo sempre fazendo.




"Pessoas com o temperamento obsessivo são muito ligadas à perfeição, a regras e à organização, ficando ansiosas quando alguma coisa não está do jeito “certo”. Em alguns casos, isso leva a rotinas e maneiras específicas de fazer as coisas da sua vida ou até dos seus familiares. Podem sofrer resistência, mas costumam ser teimosos e acham que têm sempre razão. Portanto, querem que as coisas aconteçam e sejam do seu jeito, mesmo que para isso tenham que ser impositivos, insistentes ou até manipuladores. Os problemas aumentam quando as preocupações com o jeito “certo” das coisas tomam grande tempo e passam a ser ruminações mentais que atrapalham a produtividade. As preocupações também podem se dar em torno de questões de limpeza e organização."

5 comentários:

  1. quanto desabafo!
    mas eu vou ser chato: vc mesma pode tirar daí vários exemplos de que vc é obsessiva e que até pode estar errada...
    mas mesmo assim persiste nisso.

    por que vc não propõe termos?
    digamos: vc lavaria todas as roupas, limparia e organizaria toda a casa, em troca de nunca mais tocar na cozinha?

    ResponderExcluir
  2. E agora que vc descobriu que é um TOC,como vai ser? :P

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia da sua organização. Só não sabia que isso está, de algum modo, estressando você, e pior: de uma maneira constante. Cytherea falou algo bem interessante: faça acordos. Utilize sua persistência para ganhar pontos para si, afinal, quem, além de você, se sentiria bem, arrumando todo o resto da casa?

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    minha mãe tem uma obsessão por "querer" tudo limpo, pois ela tem 3 filhos e assim não tem como ficar tudo organizado ou limpo como ela deseja, ela acha que o assoalho tem que ser inserado muitas vezes por mêses, ela não admite que tem TOC como eu suponho, por isso gostaria que entrase em contato comigo pra mim poder tirar algumas duvidas e para ver se consigo conforma-lá que ela tem TOC, sem ser ao certo. Meu email e msn é : paulinha_gislaine@hotmail.com
    desde já agradeço ! Paula Schütz

    ResponderExcluir
  5. Confesso que eu ri a maior parte do texto. Soa como um relato adolescente nervoso do tipo magina que eu sou preguiçosa mundo, achei fofo. E você tem mesmo T.O.C ou foi apenas algo que você considerou nessa fase aqui.

    ResponderExcluir

Me incentive um pouco mais.